sábado, 16 de outubro de 2010

Onipotência, onisciência e onipresença







Onipotência: A onipotência, ou o poder de fazer tudo que lhe agrada e que não seja contrário à sua natureza é um atributo de Deus podemos ver na palavra. Não há limite para o Seu poder. Na Bíblia vemos a expressão do poder infinito de Deus nas seguintes passagens:



“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)

“Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu dominas o ímpio do mar; quando as suas ondas se levantam tu as fazes aquietar. Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos. São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. O norte e o sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom regozijam-se em teu nome. Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevado a tua destra” (Salmo 89:8-13),

Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos” (Salmo 135:6)



Onisciência: Onisciência é um atributo de Deus claramente apresentado nas seguintes passagens das Escrituras:


“Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos” (Jó 34:21)

Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Salmo 147:5),

Porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos…” (I Crônicas 28:9)

Onipresença: Onipresença, ou existência ao mesmo tempo em todas as partes, é um atributo de Deus. ELE existe em todo espaço infinito, pela essência de seu ser. Isto se comprova através da seguinte pergunta feita por ELE mesmo:

“Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor” (Jeremias 23:24).

Na língua hebraica a expressão “o céu e a terra” significa o universo inteiro. Este universo segundo a própria declaração de Deus, está cheio de sua presença. Como já se disse: o centro de Deus está em todo lugar e a sua circunferência não existe.
Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”
(Salmo 139:7-10)

“Ainda que cavem até o Seol, dali os tirará a minha mão; ainda que subam ao céu, dali os farei descer. Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá” (Amós 9:2-3).








0 comentários:

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text