sábado, 16 de outubro de 2010

Onipotência, onisciência e onipresença







Onipotência: A onipotência, ou o poder de fazer tudo que lhe agrada e que não seja contrário à sua natureza é um atributo de Deus podemos ver na palavra. Não há limite para o Seu poder. Na Bíblia vemos a expressão do poder infinito de Deus nas seguintes passagens:



“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)

“Ó Senhor, Deus dos exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu dominas o ímpio do mar; quando as suas ondas se levantam tu as fazes aquietar. Tu abateste a Raabe como se fora ferida de morte; com o teu braço poderoso espalhaste os teus inimigos. São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. O norte e o sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom regozijam-se em teu nome. Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevado a tua destra” (Salmo 89:8-13),

Tudo o que o Senhor deseja ele o faz, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos” (Salmo 135:6)



Onisciência: Onisciência é um atributo de Deus claramente apresentado nas seguintes passagens das Escrituras:


“Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos” (Jó 34:21)

Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito” (Salmo 147:5),

Porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos…” (I Crônicas 28:9)

Onipresença: Onipresença, ou existência ao mesmo tempo em todas as partes, é um atributo de Deus. ELE existe em todo espaço infinito, pela essência de seu ser. Isto se comprova através da seguinte pergunta feita por ELE mesmo:

“Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor” (Jeremias 23:24).

Na língua hebraica a expressão “o céu e a terra” significa o universo inteiro. Este universo segundo a própria declaração de Deus, está cheio de sua presença. Como já se disse: o centro de Deus está em todo lugar e a sua circunferência não existe.
Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”
(Salmo 139:7-10)

“Ainda que cavem até o Seol, dali os tirará a minha mão; ainda que subam ao céu, dali os farei descer. Ainda que se escondam no cume do Carmelo, buscá-los-ei, e dali os tirarei; e, ainda que se ocultem aos meus olhos no fundo do mar, ali darei ordem à serpente, e ela os morderá” (Amós 9:2-3).








1 comentários:

Sandro disse...

Graça e paz, sempre!

Passei por aqui para conhecer seu blog.
Estou procurando bons blogs para compartilhar.

Já estou te seguindo.

Ficaria muito feliz se puder me visitar.
Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

Abraço em Cristo,

Sandro
http://oreinoemnos.blogspot.com/
Te espero lá.

Postar um comentário

 

Sample text

Sample Text